Esfirra, Sinônimo de Espelho.

. sexta-feira, novembro 18, 2005

Acabo de chegar da rua. Realmente eu estava morrendo de fome, mas com a mágica do Fast-Food foi mais rápido conseguir alguma comida.
- Por favor, me veja três esfirras de queijo, duas de carne, duas de frango, três quibes, um suco de limão e outro de laranja.
É claro que não era tudo pra mim. A coitada da minha irmã também tinha parte nisso, portanto a culpa da gula não cai sobre mim. Depois de quinze minutos (isso devia ser fast-food, não?) recebi a caixa com meu sonho de consumo do momento e mais o saco com os sucos, tudo bem marcado com grandes letras gritando “Habib´s”, para qualquer um saber de onde minha felicidade provinha.
Detalhe é que eu estava na L2-Sul, uma das maiores avenidas de Brasília, e como ia caminhando com meus novos pertences à mostra era fácil perceber que se tratava de comida, principalmente como já disse, pelas letras estupidamente extrovertidas. Aí é que tudo acontece.
Passando por uma das superquadras, debaixo de uma árvore, digamos havia um lar. Uma lona não muito grande servia de teto para um piso de grama, janelas que não existiam e uma porta que nunca se fechava. Um homem mexendo em qualquer coisa me olhava lá de dentro com olhos vagos, sem sentido. Nem me preocupei. Passaria como outros. Outros olhos, agora menores, de uns sete anos talvez, me olhavam curiosos, atentos, gulosos e uma boca faminta e pedinte me disse:
- Ô tio, me vê uma esfirra dessas.
Um pequeno susto porque eu não esperava ser abordado, mas tão rápido que nem em câmera lenta daria pra se perceber. Que menino mais inconveniente, entrando assim, sem ser convidado em minha felicidade árabe.
- Você vai me desculpar, mas a minha irmã já está me esperando, e eu também comprei pouca coisa.
“Pouca coisa, André? Sete esfirras, três quibes e dois sucos são pouca coisa pra uma boca faminta de sete anos? Bom, pode ser pouco, mas pode ser muito. Muito mais do que ela pode ter”. Era a minha inconveniente consciência, um pouco confusa em sua acusação, enchendo a coitada da minha indiferença.
Com um sopro me livrei da consciência, e com aquelas palavras e passos mais rápidos me livrei da criança. É fácil fazer o que se quer quando se tem a certeza e a segurança de que o estômago vai ficar satisfeito em poucos minutos. A boca até já salivava. Salivava em um sorriso feliz, principalmente seguro, e é claro... hipócrita. Como essa boca que sorria podia dizer aos amigos que o sentimento que mais odeia é a indiferença, e a mesma, puramente hipócrita, dizer a uma criança que há poucas esfirras dentro da caixa?

Maldita caixa que me condenou. Tinha que ter letras tão grandes estampadas em seu corpo? Tinha que me condenar, me forçar a fazer o papel de cidadão exemplar? Tinha que fazer a criança pedir o meu segredo (muito mal escondido por sinal)? Ô caixa!

Realmente parecia que eu sofria, mas não era tanto assim. O problema é que eu sempre fui muito bondoso com os mais necessitados, mas obviamente de uns tempos pra cá percebi que meus caprichos eram importantes: um cd, um livro, um creme contra acne, um sabonete com o mesmo fim. Realmente acho que é uma boa eu me preocupar com minha aparência, já que dizem que ela é importante para se conseguir um ótimo emprego, uma ótima namorada.

Estar em Brasília é pensar em poder, dinheiro, poder e mais dinheiro. São Mercedes passando, prédios se erguendo e sendo melhores que pessoas. Meu sorriso, minha beleza exterior rindo graciosa e contente.

Lá dentro agora dói. Dói muito e machuca. Idiota! Como negar comida á uma criança? Dá vontade de dizer “morra seco”, mas me controlo. Seria mera piada. Ela me pedia uma esfirra apenas. Uminha só. Uma única!

Eu quase volto, mas a distância entre nós já é grande. A distância entre o coração teórico e a mão que ajuda na prática já é imensa. Não sabia que havia ficado assim. Aos poucos parece que me torno supérfluo. É triste, mas pelo menos vi como estou.
Uma esfirra.
Sabe, devia ter deixado a caixa inteira.

obs.: Gente, já que não tem jornal e nem ninguém interessado nos meus textos, nada melhor do que eu me interessar. Esse é o primeiro... de muitos. Então se você gostou, não gostou, não achou nada ou simplesmente não tem nada pra fazer, deixa um comentário. Ah, eu não consegui deixar com os parágrafos. Não sei mesmo. Fui.

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi leite lindo...
Amei seu texto, muito bom msm, qdo lia via seu rosto escrevendo, aquele ar de super inspirado, tipo aquele que vc fez qdo foi escrever o baixo assinado reinvidicando a nosssa formatura completa, lembra???
Que saudade que tenho daqueles tempos, mas tudo bem neh???Ah.....se eu souber de alguem que queira te contratar eu te falo tah????rsrsrrs
Bjinhus da amiga naty, que te adora muito tah...

Anônimo disse...

Oi leitinhu....MUITO BOM!!!! Adorei!!! Nem precisa de fofoca no blog!!! hehe...Eu me sinto orgulhosa de ter um amigo como vc....QUE TALENTO É ESSE???De verdade, não é só pq vc é meu amigo, mas eu sempre adorei seus textos...lembra akele do dia da mulher? Ode ao 316??? Discurso de formatura??? Todos...TODOS mto perfeitos e o incrível eh q todos me fazem querer chorar!!!rsrs...esse aí é mto reflexivo, e...confesso q eu queria q vc voltasse para dar as esfirras pro garotinhu!!!!!! Mas é sempre bom qdo o final surpreende a gente!!!rsrs....Vc sabe o qto eu gosto de vc, e torço mto pela sua felicidade e seu sucesso!!! Se cuida e escreve mais, vou vir sempre aki dar um OI...BEIJUS!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Leiteeeeeeeeeee!! Adorei o texto...vc vai ser minha inspiração sabia??
É leitinhu ..decide fazer jornalismo, vamos ser companheiros...hehehehe. Espero que quando vc ler os meus textos vc aprove...ficaria muito lisongeada!!
Nossa, como estou com saudades. Mas boa sorte e td de bom...e fica tranks que logo logo vc vai ser contratado!!rs...
Bjus
Te amuuuu!!
!!RuBeX!!

Anônimo disse...

adoreii Leitinhuuuuu, continua escrevendo que eu dou uma passada pra ler...prometo....!!! ti amuuu.......manda beijo pra Migui!!! beijinhussss

Anônimo disse...

Muito provavelmente, voce nao esta esperando um comentário do tipo: "Leiteeee! Amei seu texto!"
Nada contra essa forma de se expressar, apenas nao faz meu tipo. hehe
O texto é sim, muito bom. Aborda um assunto que somos obrigados a encarar todos os dias nos grandes centros, e viramos a cara. Tem uma construção objetiva, leitura gostosa, coesão, pontuação e alguns etcéteras.
Parabéns!
Sabe de uma coisa, fiquei com vontade de voltar a posta em meu blog.

abraços..

...jito...

Anônimo disse...

Ate que enfim essa faculdade te ensinou a escrever bem ehim hauhauhauhau abraço

Anônimo disse...

Passei soh pra dar um oi.. jah tinha lido seu texto neh, entaum naum preciso fazer os comentarios denovo!! hehehe... mais ficou mto bom, tirando o fato de q vc foi um sem coraçao no momento... hauhauah.. mais td bem.. axu q jah te xinguei o suficiente por causa disto! To com saudades!! bjosss...
Ps. To no meu trabalho.. uma hora q eu tiver mais tempo eu escrevo direito.. rsrs.. xauzinho!

Anônimo disse...

Oii Andre
Interessante seu testo, gostei de ve-lo assim exposto(claro que de forma positiva pra vc) e pra quem le que simplismente tem a capacidade de extrair escencias pra vida..... Entao quer dizer que Brasilia tem boas coisas a oferecer?!!?! Que bom pra mim entao que embarco ano que vem pra cidade do Presidente.Pelo que eu estou vendo você esta mesmo adorando a faculdade......fico feliz por você, espero ainda te ver sendo entrevistado no Jô viu..hehe..... Se você ainda lembra de mim....
Bjussss Marjorie

Anônimo disse...

Oi Leite, saudades mil!!!! Recebi seu e-mail e resolvi vir aki conferir sua crônica, sendo assim, seria impossivel nao te dizer q ficou otima! Parabens por seu talento!!! Um bjao com saudades, Amanda.

Anônimo disse...

Cara, antes que eu me esqueça..
Voce, como uma cara honesto e sensato, vai escrever aqui neste espaço (uma vez que o mesmo esta aberto a útilidade pública e responsabilidade social):
"O Corinthians não merece ser o campeão brasileiro de 2005"

Faça isso, e conquiste o respeito de todos aqueles que compartilham de seu sicesso! rsrsrsr..

..jito..

Anônimo disse...

oi meu amor....
Bom não vou dizer todas akelas coisas q vc ja esta cansado de escutar como ai que texto lindo, ou então como vc escreve bem...
To passando aki soh para dizer q me orgulho muito de ter vc do meu lado e ainda mais com todo esse talento ...que da hora em ...diz ai sortuda eu em ....
Bom ja te disse qeu vc foi muito cruel com o menininhu ..mas tudo bem quem nunca errou atire a primeira pedra neh hehehe...
Mas essa do beijo esta muito da hora ri muito quando vc estava fazendo ...
Bjinhuss te adoro demais e continue viu..
sempre q poder vou dar uma passadinha por aki viu meu lindoo...

Anônimo disse...

Oi Leite querido.. não q eu não tenha nada pra fazer, é q gostei do que escreveu! é bem a realidade!! pelo menos vc se sentiu culpado, esse é o primeiro passo! rsrs...
Muito sucesso, e um grande beijo!!!
Fran.