O agradecimento mais diferente que eu já fiz (Obrigado pelo período da história em que vivo)

. sábado, julho 19, 2014


-->

  
-->
A existência do ser humano nessa Terra é muito curta. Um ser humano vive, em média, uns 90 anos. E, levando em conta que a história da humanidade tem entre 6 e 10 mil anos (tendo como base o relato bíblico e análises de cientistas criacionistas), a vida de um ser humano coincidir com o mesmo período de existência de outros seres humanos pode ser vista como um presente (ou uma desgraça, também).

Mas hoje, meu raciocínio me fez pensar no lado positivo dessas “coincidências de existência”. E, considerando que eu usei a palavra “presente” pra descrever esse momento, acredito que esse “cruzamento de vidas “ num determinado período da história da humanidade não é obra do acaso. Um presente sempre é dado por alguém. E, na minha avaliação desse caso, esse alguém é Deus. Um Deus que se preocupa com cada detalhe da nossa vida, inclusive com pequenas felicidades que podem ser vividas mesmo neste mundo cheio de pecado, dor e morte.

Onde é que você quer chegar?
Bom, depois de tanta filosofia, onde é que eu quero chegar? Nessa noite, me peguei pensando e, também, agradecendo a Deus, por ter a oportunidade de viver na mesma época da história do mundo que algumas pessoas que eu poderia classificar como inspiradoras. Pessoas que, por meio de suas palavras, história de vida, textos, ideias, sons e mais uma infinidade de substantivos marcaram a minha vida. Algumas dessas pessoas conheço pessoalmente e tenho várias histórias vividas com elas, e somos amigos, parentes, irmãos.  Entre essas pessoas estão a minha esposa, meus pais, minha irmã, meus avós, tios, primos, amigos e por aí vai.

Mas ainda não são essas relações que me fizeram refletir hoje. As relações que me fizeram pensar hoje são aquelas, como eu já disse anteriormente,  que acontecem com aquelas pessoas que, por meio de suas palavras, história de vida, textos, ideias, sons e mais uma infinidade de substantivos marcaram a minha vida. E aí, falo de pessoas que, em sua maioria, jamais troquei muitas palavras, ou sequer sabem quem sou. Mas que criaram músicas, escreveram textos, contaram histórias e divulgaram ideias que me influenciaram quando eu era criança, adolescente e, muitos, me influenciam até hoje. E hoje, me peguei agradecendo a Deus por uma coisa simples: por viver no mesmo período da história dessas pessoas e poder ser influenciado pelas ideias e produções feitas por elas. Afinal, em 10 mil anos de história do Planeta Terra, acabei nascendo e vivendo exatamente no mesmo período em que esses grandes influenciadores vivem. Do meu ponto de vista, um privilégio!

Na Música
Na música, me peguei pensando no privilégio de viver na mesma época de grandes compositores como os maestros Lineu Soares e Jader Santos. Cresci ouvindo músicas e arranjos compostos por eles.  Além de ouvir as gravações de seus grupos musicais e corais. Homens que deixaram Deus usar sua vida como um instrumento pra tocar outras vidas e inspirar pessoas por meio de palavras, melodias, harmonias e ritmos.

Ainda pensando em música, vejo como um grande privilégio poder viver num período onde é possível ouvir grandes intérpretes da música como o cantor Leonardo Gonçalves, o sexteto norte-americano Take 6 e o grupo Heritage Singers. É claro que há um número muito maior de grandes intérpretes de música. Grandes cantores, cantoras e grupos musicais. Mas esses 3 que mencionei, de alguma maneira, sempre me emocionam e me fazem pensar no Céu e em Deus de uma maneira muito mais intensa com suas interpretações vocais.  E isso, por si só, já é um grande presente de Deus!

Pensadores
Me peguei pensando, também, no privilégio de viver na mesma época de grandes pensadores. E poder absorver suas análises e ideias sobre os fatos que acontecem no planeta no mesmo período da história em que vivo. (Nesse momento, abro um parênteses pra imaginar que presente deve ter sido para os contemporâneos de Jesus poder ouvir as suas palavras e absorver suas ideias in loco. Ou para os contemporâneos do apóstolo Paulo, ouvir seus conselhos e orientações. Poderia citar outros nomes aqui. Mas aí o parênteses ficaria gigante.)

Sendo assim, me peguei agradecendo a Deus, também, por poder viver na mesma época do teólogo e pastor Alejandro Bullon e do jornalista Michelson Borges. O primeiro, sempre ouvi no rádio, vi na televisão, li seus livros e presenciei algumas de suas mensagens, também. E, de alguma forma, o seu sotaque hispano, falando palavras em português, pra mim sempre pareceu a confirmação de que a esperança da volta de Jesus e do amor de Deus por cada ser humano não conhece fronteiras. Já o segundo, conheci quando pensava em ser o jornalista que sou hoje. Seus livros, textos, reflexões e ideias sempre me impressionaram (e continuam a impressionar) e moldaram muitos pensamentos que tenho até hoje.

O Fim... do texto
Bom, a quantidade de nomes poderia continuar a aumentar nesse texto. Eu tenho certeza disso. Afinal, Deus nos dá presentes todos os dias. São pessoas que cruzam o nosso caminho por meio de ideias, palavras, músicas e mais uma infinidade de ações.  E nos fazem lembrar do objetivo real da nossa vida aqui nessa Terra. De que não estamos aqui por acaso. E de que há um lugar melhor do que esse mundo em que vivemos, esperando por nós.  E lá, eu poderei viver, eternamente, ao lado de grandes pessoas que não tive a oportunidade de conhecer ou viver no mesmo período da história aqui nesta Terra. Os nomes serão muitos, também. Mas, tenho certeza, de que o melhor vai ser poder ouvir e ver, face a face, o maior nome da história dessa humanidade: Jesus.

Você pode não conhecer algumas pessoas que eu citei nesse texto. Ou pode não entender o motivo da minha apreciação por essas pessoas. Tudo bem.  Essa é a minha rápida lista de nomes, que montei após alguns minutos de reflexão. Você com certeza tem a sua lista. Os nomes mudam. Mas sempre admiramos alguém ou o trabalho de alguém. E esses são, também, presentes de Deus.

Pode parecer bobo escrever um texto como esse e fazer agradecimentos como os que fiz.  Mas o próprio Deus aconselha a cada ser humano a “agradecer em todas as situações”, em 1 Tessalonicenses 5:18. Sendo assim, acho que esse momento da história em que vivo se encaixa dentro do “todas as situações”. Então, agradeço a Deus por esses presentes que eu classifico como "coincidências de existência" e por muitos outros que, tenho certeza, ainda virão.

André Leite, 19 de julho de 2014

Obs.: Não sabia se deixava esse texto guardado no meu computador como uma reflexão particular ou compartilhava em algum lugar. Mas se hoje algumas músicas me fizeram refletir desse jeito, talvez meu texto possa ser usado por Deus pra fazer alguém, em algum lugar, refletir também. Aí, resolvi não deixar o texto guardado.

1 comentários:

Unknown disse...

Amei seu texto, quase todos os nomes que você citou me inspiram também. Mas, se você me permitir quero acrescentar um nome, o seu!

Sei que sua carreira ainda é curta mas, gosto muito do que tenho visto. Aprecio suas opiniões, gostei muito da sua participação no código aberto e compartilho dos seus pensamentos.

Deus continue abençoando sua vida e que você continue sendo uma boa referência aos jovens!