Incidente da Gordura

. domingo, dezembro 18, 2005

- De hoje em diante eu só quero comer hambúrguer e batata frita!

Esse era o pedido da criança magrinha, magrinha, que já estava cansada de comer feijão, arroz, brócolis e assado de cenoura.

- Meu filhinho, que é que deu em você?
- Eu quero comer hambúrguer! É mais gostoso. Eu ganho até um brinquedinho.
- Mas você não sabe que faz mal à saúde, garoto?
- Não faz não.
- Faz sim.
- Ah, mamãe! Só dessa vez. – diz o garoto, disfarçando sua mentira e vontade de comer na rede de fast-food.
- Bom, então hoje você come hambúrguer e batata-frita.

Eles chegam à loja de comidas rápidas e o garoto entra correndo.

- Moço, eu quero o Lanche da Criança, quero que o refrigerante seja o maior de todos, quero também a maior batata-frita, quero também uma torta de banana, uma de maçã, um sundae mix mega super e umas bolachinhas pra terminar.

O atendente, a mãe e os outros clientes que estavam por perto ficam impressionados em ver como alguém tão pequeno pode comer tanta coisa.

- Ah, e se tiver um chicletinho pode me vender também.

Sentam-se, mãe e filho, na mesinha mais perto do balcão, porque o garoto disse que “assim é mais rápido pra comida chegar, e se der mais fome a gente pede mais ligeiro, não é, mamãe?”

Chegam os pacotes com os oito itens exageradamente pedidos. A mãe, um pouco constrangida, pede uma água mineral.

O garoto não come como um porco porque é pequeno, mas como um leitãozinho faminto. Todos os clientes ficam impressionadíssimos com o “garoto comilão”. Ele termina com tudo o que pediu e repete o pedido, desta vez com o sanduíche de hambúrguer duplo no lugar do brinquedinho. Ele não quer brincar. Quer comer.

Alguns pais fecham os olhos de seus filhos, um bebê começa a chorar, uma adolescente de estômago fraco vomita em cima de sua mesa. A cena é pavorosa: o garoto já comeu quinze hambúrgueres, bebeu nove litros de Coca, devorou doze tortas, sete sorvetes e está agora mascando o décimo primeiro chiclete.

A mãe não consegue nem perguntar ao menino se tudo está bem, se ele não sente nenhuma dor, se quer um golinho de água. Tudo o que o garoto faz é comer, beber e levantar o outrora magrinho agora gordo dedo para pedir mais hambúrgueres.

- Ele tá inchando!!! – diz uma senhora de óculos.
- Meu Deus, vai explodir! – prevê o senhor de bigode

Realmente o garoto parece uma bola. Talvez seja o nível de colesterol quase atingindo níveis mundiais inimagináveis, ou quem sabe a gordura não consegue mais se instalar dentro do pequeno corpo, ou pode ser até que os líquidos do corpo estejam inchando o garoto como uma bexiga d’água.

O menino dá indícios de que se sente mal. A mãe já está em prantos. Os funcionários do restaurante, principalmente o gerente, dizem que a culpa não é deles. Algum dedo sensato liga para o pronto-socorro de plantão e em alguns minutos a ambulância chega.

- Nível de pressão sanguínea, 28 por 22, colesterol aproximado de 800, os batimentos cardíacos são de 198 por minuto. Como é que esse garoto está vivo? – é o para-médico analisando clinicamente a situação e se espantando com o “garoto gordo”.
- Qual o peso dele minha senhora? A senhora é a mãe, não?
- Sou sim. Olha, há meia hora atrás ele pesava 37 quilos, agora deve estar beirando os 150.
- Como assim minha senhora?
- Ele foi comendo, comendo... E você sabe como são as comidas deste lugar. Engordam qualquer um.
- Não se preocupe madame. O garoto vive, mas sem dúvidas vai demorar uma vida inteira pra recuperar o peso normal.
- Ai meus santinhos!

A situação é esdrúxula e beira o terrível. A perua do pronto-socorro sai toda rebaixada por culpa do garoto gordo.

Alguns dias depois.
- Mamãe, me promete uma coisa?- diz o garoto já se recuperando do incidente na cama do hospital.
- Que foi filhinho?
- Você pode me trazer mais umas daquelas batatas-fritas? Tão gostosas, não?

André Leite

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei essa sua cronica;...... maravilhosa....
e como que vc esta meu querido????? Eu toh morendo de saudades de vc .....
bom, um feliz natal pra vc e um 2006 releto de coisas boas e muita saude... o resto a gnte corre atras,,,,,
te amo muito ....

Thaly

Anônimo disse...

oi amor...
Ei meu lindooo..essa cronica sobre gorduras aki em hahhaha ta legal...
meu amor tudo de bom para cv nesse novo ano viu....
e olah como eu sou legal comentei em todas...
bjinhuss
te adoro